RSS

Triângulo Retângulo

Triângulo retângulo, em geometria, é um triângulo que possui um ângulo reto e outros dois ângulos agudos, para tanto basta que tenha um ângulo reto (90°), pois a soma dos três ângulos internos é igual a um ângulo raso (180°). É uma figura geométrica muito usada na matemática, no cálculo de áreas, volumes e no cálculo algébrico. Em um triângulo retângulo, sabendo-se as medidas de dois lados ou a medida de um lado mais a medida de um ângulo agudo, é possível calcular a medida dos demais lados e ângulos. A área de um triângulo retângulo é dada pela metade do produto dos menores lados. A relação entre os lados e ângulos de um triângulo retângulo é a base da trigonometria.

Figuras Geometricas


Solidificar é colocar em pratica aquilo que estamos ensinando, Geometria para muitos é algo complicado, por ser uma matéria que exige imaginação, porém quando facilitamos para nossos alunos fica mais facil, mostrando a geometria em nosso dia-a-dia. Assim foi feito no 6º ano do Colégio Ávalon, onde os alunos confeccionaram figuras geometricas, e no meio disso tudo aprenderam muito sobre cada figura: O que significa um poliedro, pirâmide entre outras figuras. Ter contato direto com aquilo que se estuda nos mostra uma outra dimensão da educação, e quem promove isso se sente realizado ao ver que seus alunos estão aprendendo algo e não decorando !!!!

Evento propõe mudar o currículo do ensino médio

Na opinião de empresário, apenas línguas, química, biologia, matemática e física deveriam ser matérias obrigatórias.

Os alunos brasileiros chegam ao ensino médio com tantas dificuldades que as escolas precisam de maior carga horária para prepará-los para o trabalho. A ideia, do empresário Marcos Magalhães, foi exposta no encerramento do evento Sala Mundo Curitiba 2011, promovido pelo Grupo Positivo.

O currículo do ensino médio também deve ser reformado, disse Magalhães, presidente do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE). Para ele, só deveriam ser obrigatórias as disciplinas de português e língua estrangeira, além de matemática, física, química e biologia. As outras seriam eletivas. "Hoje, o aluno que vai prestar vestibular para engenharia perde tempo estudando filosofia. Se ele achar importante, deveria ter a opção de cursá-la, não a obrigação."

Ontem, os painéis do evento discutiram gestão escolar, o trabalho dos professores e novas ideias aplicadas em escolas. Os palestrantes divergiram quanto à importância do diretor escolar no processo de melhoria da educação. Magalhães deu ênfase ao papel do gestor. "Ele precisa definir um plano de ação para sua unidade", afirmou. Ilona Becskeházy, diretora da Fundação Lemann, disse que sem bons professores e material didático "não saímos do lugar". Por Carlos Lordelo

Fonte: O Estado de São Paulo - 21/08/2011

Aula com Jogos no Colegio Estadual Joaquim Ricardo Teixeira


Uma aula diferenciada que visa incentivar ao aluno a jogar jogos que tem tudo haver com a matéria de matemática, e se tem haver com matemática, obviamente terá com as outras matérias, o principal jogo usado nesse torneio foi o xadrez, que pode ser usado para trabalhar geometria e até mesmo equação.

Educação, a solução de nosso país !


Enquanto não houver a valorização do Professor, não haverá melhoras na educação. Precisamos passar por uma grande reforma estrutural nos fundamentos básicos de uma sociedade, de uma nação, colocar a Educação em primeiro lugar não é apenas construir novos prédios, mas sim mostrar um padrão de sociedade a ser seguido de forma que ninguém vai ser ofendido pela postura dos nossos jovens.
Os pais e proprietários de escola associam qualidade de ensino com o professor que ajuda a carregar mesa, ajuda a limpar escola e a organizar festas de arrecadações financeiras, quando que na verdade deveria valorizar o profissional que visa o ensino, a matéria, a educação e a ética, por que isso sim os nossos alunos precisaram, para entrar em uma Universidade Publica, em um concurso Federal ou até mesmo em um emprego privado. Tenho me deparado no decorrer dessa caminhada com pessoas que por mais que tenham passado por um curso de graduação, não sabem o verdadeiro significado da escola, a qual é fundamental na formação do cidadão. Quando estou em sala de aula, olho para meus alunos e vejo ali, futuros políticos, advogados, médicos e até mesmo psicopatas, creio que na mão de um professor está a vida de muitas pessoas, e esses professores estão cansados da forma que estão sendo tratados, tanto pelos alunos como pela sociedade, fazendo assim o descaso pela educação em nosso país.
Ouço sempre falarem que a educação está assim por causa do governo, dizem que eles não querem pessoas pensantes, pessoas com conhecimento, mas por incrível que pareça, quem está em sala de aula sou eu, são os professores, concordo que o governo tem grande influência sobre nosso sistema de ensino, porém não trabalhamos com maquinas e sim com pessoas, e se começarmos a agir, e tratar esses jovens com mais respeito poderemos alcançar vitória, mostrando para eles uma realidade, a realidade que em uma prova de vestibular não poderam fazer de consulta, e no concurso também não poderam fazer, mostrar para eles que em um Forum não entraram de bermuda, que para ser gari tem que fazer prova, que se gritarem com uma autoridade irão ter conseqüências, ou seja, tudo fora da escola tem conseqüência e em uma sala de aula podem conhecer o mundo, podem se preparar para uma vida melhor, podem mudar aquilo que está errado, dentro de uma sala de aula está o combustível que faz o mundo evoluir. Ensinar princípios é importante e fundamental para uma boa convivência em sociedade.
Creio na mudança de nossa educação, acredito em nossos alunos e em nosso país, falta apenas força, disposição e ousadia, para que o amanha seja melhor do que o hoje, para nossas crianças possam mudar aquilo que está errado, na educação está a chave para abrir a porta de um futuro cheio de oportunidades.

Seminário dos Alunos do 9º Ano referente Função do 1º Grau



A Função do 1º grau tem formação geral y = ax + b com a diferente de 0, e no grafico sempre será uma reta. Essa função tem inicio no 9º Ano e tem seu estudo aprofundado no Ensino médio, uma matéria interessante que podemos associar com nosso cotidiano.

Festa da Familia Colégio Ávalon


A festa foi realizada no dia 28/05 /2011, apresentação dos alunos.

Aniversário da Secretária Geral do Colégio Estadual Joaquim Ricardo Teixeira


Secretária Sueine e Professor Lucas. Festa realizada no dia 05/06/2011, festa maravilhosa onde se encontrava pessoas da área da educação, parabéns Sueine pelo seu aniversário.

Jogos que ajudam no raciocinio







Matemática sempre foi relacionada ao raciocinio das pessoas, alguns jogos ajudam a desenvolver esse lado, fazendo-nos pensar, usar estratégias, fazer isso com os alunos mostram que matemática não é apenas caneta e papel, mostra que tudo na vida precisa de calculos, até mesmo para jogar.

Monitores do 6º Ano


Essa idéia surgiu com o intuito de incentivar aos alunos a estudarem mais matemática, assim poderam ajudar seus colegas e ajudarem a si mesmo, esses alunos para serem monitores tem que acertar praticamente 90% da prova, assim mostram seu conhecimento na matéria, é algo que eles gostam. Parabéns aos monitores do mês de Junho !

Representante do 6º Ano do Colégio Ávalon


Vitor Mendes, um excelente aluno, fez sua campanha politica, e ganhou para representante de sala. PARABENS !!!

Formação é desafio no ensino de matemática




Brasil está em 57º no ranking do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), que avalia desempenho em matemática de 65 países
A aversão é tanta que o senso comum aponta: o brasileiro já nasce sem vocação para aprender matemática. O estudo na área começa com professores sem formação específica, que em geral não gostam da disciplina, e acaba com docentes que têm conteúdo para transmitir, mas não didática. No fim do Ensino Médio, exames confirmam o despreparo.

O resultado do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), divulgado no mês passado, mostrou que 57% dos alunos terminam o Ensino Médio com rendimento insatisfatório em matemática.

Os números do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), que avaliou o desempenho em matemática de jovens na faixa de 15 anos, colocaram o Brasil na 57ª posição em um ranking de 65 países. No topo da lista estão China, Cingapura e Hong Kong.

Se a meta é fazer com que a produção de ciência e tecnologia acompanhe o crescimento econômico do Brasil, essa intolerância à matemática precisa ser combatida com urgência, dizem os especialistas. E a mudança precisa começar na sala aula. Mas não naquela que as crianças frequentam. A reforma deve ocorrer, primeiramente, nas classes das universidades que formam os futuros professores do País.

O desafio começa na formação dos docentes que dão aulas para o Ensino Fundamental 1. No Brasil, os professores do 1º ao 5º ano são polivalentes, isto é, responsáveis pelo conteúdo de todas as disciplinas e, por isso, não têm formação específica. Entre eles, poucos estudaram exatas. "Além de ter de dar conta de todas as matérias, muitos trazem a tradição brasileira de não gostar de matemática", diz Priscila Monteiro, consultora pedagógica para a área de matemática da Fundação Victor Civita.

Para esses, segundo a especialista, falta conhecimento. "Ele sabe ensinar, mas, como não domina o conteúdo, acaba preso às regras. Logo, a criança aprende de forma arbitrária, sem lógica." Priscila conta que, numa análise de cadernos de estudantes, constatou que, nas questões de matemática, sempre havia a resposta, nunca o processo de resolução. "Desse jeito, o aluno não constrói uma postura investigativa."
Problema oposto ocorre com os docentes do ciclo 2 do Ensino Fundamental, que dão aula para estudantes do 6º ao 9º ano "Nesse caso, o professor de matemática é formado na área, tem conteúdo, mas lhe falta didática. Daí, ele se foca naqueles alunos que acompanham a aula e os outros continuam parados, aumenta o vale entre eles", diz Priscila.

MUDANÇAS - Para tratar de propostas e materiais para o ensino de matemática, o Instituto Alfa e Beto (IAB) promove, em agosto, seminário internacional sobre o tema, voltado a professores e coordenadores pedagógicos. "Vamos discutir a forma de ensino: o material pedagógico que usamos é adequado? Qual o tempo de aula ideal? A fração tem que ser ensinada em forma de pizza? Decora ou não tabuada?", afirma João Batista Oliveira, diretor do IAB.

Um dos palestrantes é Daniel Willingham, professor de Psicologia Cognitiva da Universidade de Virgínia (EUA). "Estou certo de que todos são aptos a aprender matemática. Mas também estou certo de que é uma disciplina mais abstrata e, por isso, mais difícil de ensinar do que as outras."

Para outro convidado do evento, Hung-Hsi Wu, da Universidade da Califórnia (EUA), a dificuldade existe porque o aprendizado não é "natural". "A criança aprende a falar sem esforço especial, mas matemática é uma arte difícil. Se não for ensinada por quem sabe, se torna assustadora. Mas, se for uma descoberta bem guiada, pode ser surpreendente."

EFEITO CASCATA - Formar alunos com gosto pela matemática pode ajudar a resolver até mesmo a carência de professores da disciplina. Nos vestibulares da USP e da Unesp, por exemplo, a concorrência para licenciatura na área é de cerca de dois candidatos por vaga. No País há 59 mil professores formados em Matemática para 211 mil com formação em Letras. Somado a isso, muitos dos formados passam longe da escola. A baixa remuneração paga aos professores não atrai esses profissionais e muitos optam, por exemplo, pelo trabalho na rede bancária.


http://www.tribunatp.com.br/modules/news/article.php?storyid=9490

Alunos do 6º B, aula de matemática







Esses alunos fazem a diferença na escola, sem eles a escola não seria a mesma !!!

A Decadência da Humanidade

Acabou o respeito com a vida, acabou o amor ao proximo, estamos vivendo dias dificeis,esse fato ocorrido no Rio de Janeiro veio mostrar como o homem está vuneravel a emoção. Muitos hoje fala do rapaz que matou como se ele fosse um monstro, mas vejo de forma diferente, vejo que tudo que acontece é reflexo de algo, a sociedade está moldando as pessoas assim, e como resultado acontece coisas do gênero, que não é o primeiro caso, o homem está emocionalmente abalado, todos estamos vivendo em turbulência, vivemos pronto a explodir a qualquer instante, pelo o que podemos saber o rapaz na infância e na juventude teve muitos problemas, os quais talvez não recebeu a devida atenção, o problema agravou e virou no que vimos, a morte de inocentes. O primeiro passo seria reformar o sistema educacional, o qual é responsável por moldar o carater do cidadão. Em nossas escolas existem hoje milhares de crianças com problemas, as quais precisam de um tratamento adequado, de uma atenção, ou caso contrario será o problema do futuro. Levando para o lado educacional, podemos notar que o professor a cada dia que passa perde sua autonomia como educador, causando a indisciplina de nossos alunos, trazendo muitas consequencias que não estão sendo agradaveis. Um pedido para nossos pais e governantes, Vamos mudar nosso país, vamos transformar a nossa educação.

É com muita dor que coloco a carta do ´´assassino dos estudantes``





A nossa educação é uma vergonha, a nossa lei não está acompanhando as malandragens de muitos alunos.

Leia a íntegra da carta:
“Primeiramente deverão saber que os impuros não poderão me tocar sem luvas, somente os castos ou os que perderam suas castidades após o casamento e não se envolveram em adultério poderão me tocar sem usar luvas, ou seja, nenhum fornicador ou adúltero poderá ter um contato direto comigo, nem nada que seja impuro poderá tocar em meu sangue, nenhum impuro pode ter contato direto com um virgem sem sua permissão, os que cuidarem de meu sepultamento deverão retirar toda a minha vestimenta, me banhar, me secar e me envolver totalmente despido em um lençol branco que está neste prédio, em uma bolsa que deixei na primeira sala do primeiro andar, após me envolverem neste lençol poderão me colocar em meu caixão. Se possível, quero ser sepultado ao lado da sepultura onde minha mãe dorme. Minha mãe se chama Dicéa Menezes de Oliveira e está sepultada no cemitério Murundu. Preciso de visita de um fiel seguidor de Deus em minha sepultura pelo menos uma vez, preciso que ele ore diante de minha sepultura pedindo o perdão de Deus pelo o que eu fiz rogando para que na sua vinda Jesus me desperte do sono da morte para a vida eterna.”

"Eu deixei uma casa em Sepetiba da qual nenhum familiar precisa, existem instituições pobres, financiadas por pessoas generosas que cuidam de animais abandonados, eu quero que esse espaço onde eu passei meus últimos meses seja doado a uma dessas instituições, pois os animais são seres muito desprezados e precisam muito mais de proteção e carinho do que os seres humanos que possuem a vantagem de poder se comunicar, trabalhar para se alimentarem, por isso, os que se apropriarem de minha casa, eu peço por favor que tenham bom senso e cumpram o meu pedido, por cumprindo o meu pedido, automaticamente estarão cumprindo a vontade dos pais que desejavam passar esse imóvel para meu nome e todos sabem disso, senão cumprirem meu pedido, automaticamente estarão desrespeitando a vontade dos pais, o que prova que vocês não tem nenhuma consideração pelos nossos pais que já dormem, eu acredito que todos vocês tenham alguma consideração pelos nossos pais, provem isso fazendo o que eu pedi."

Expressão Algébrica



Expressão é uma forma de demonstrar a resolução de um problema matemático onde envolve uma ou mais operações, por exemplo:

2 + 5 . (5 + 2)

- (-5) . 10 – (8 – 5)

5a + 5b + 10

Todos os exemplos acima são expressões, sendo que uma delas possui letras, esse tipo de expressão é chamado de expressões algébricas.

Expressões algébricas são expressões que possuem letras e número.

Valor numérico
Em uma expressão numérica é simples encontrar o seu valor numérico, pois basta resolve-la, veja um exemplo:
{5 . (-5 + 2)} – 2 =
{5 . (-3)} – 2 =
- 15 – 2 =
-17 VALOR NUMÉRICO.

Toda expressão algébrica tem o seu valor numérico, esse valor é encontrado a partir do momento em que temos ou atribuímos valores para as letras. Se em um exercício é pedido para que calcule o valor numérico da expressão algébrica 2x2y é preciso que saibamos ou atribuímos valores para as letras x e y.

Então vamos supor que na equação 2x2y, os valores das letras seja x = -2 e y = 1, agora substituindo esses valores, chegaremos em um valor numérico.

2x2y
2 . (-2)2 . 1
2 . 4 . 1
8 VALOR NUMÉRICO DA EXPRESSÃO 2x2y

Veja mais um exemplo de como achar o valor numérico da expressão a + ab + 5. O valor numérico desse e de todas as expressões algébricas irão variar dependendo do valor que iremos atribuir para as letras.
Nesse exemplo vamos supor que as letras a = 5 e b = -5.

5 + 5 . (-5) + 5
5 – 25 + 5
-20 + 5
-15 VALOR NUMÉRICO DA EXPRESSÃO a + ab + 5


Fator comum
As expressões algébricas são formadas por um ou mais termos, esses são chamados de monômios. Algumas expressões algébricas possuem termos (monômios) semelhantes. Quando isso acontece é preciso que una (opere) esses monômios semelhantes.

Para unir esses monômios é preciso que saiba que monômios semelhantes são aqueles que as partes literais são idênticas, ou seja, base (letras) e expoente idênticos. Veja um exemplo de monômios semelhantes:

5ab3 é semelhante de ab3, pois a parte literal das duas são idênticas.

Dada a expressão 18x2 + 5x – 4x2 + 6x para unir os termos semelhantes é preciso identificá-los, veja como:

18x2 – 4x2 + 5x + 6x

14x2 + 11x Essa expressão é a mesma que 18x2 – 4x2 + 5x + 6x só que com os termos semelhantes unidos é operado.

François Viète ( Pai da Álgebra ) 8 º Ano


François Viète nasceu no ano de 1540 em Fontenay-le-Comte, na França, e morreu no dia 13 de dezembro de 1603 em Paris. Apaixonado por álgebra, esse matemático francês foi responsável pela introdução da primeira notação algébrica sistematizada, além de contribuir para a teoria das equações. Ficou conhecido como o Pai da Álgebra. Apesar de ser mais conhecido como matemático, foi também um dos melhores especialistas em cifras de todos os tempos.
No final do século 16, o império espanhol dominava grande parte do mundo, e por isso os agentes espanhóis tinham que se comunicar usando uma cifra difícil de entender. Era uma cifra composta por mais de 500 caracteres, usados pelo Rei Felipe II da Espanha durante sua guerra em defesa do Catolicismo Romano e dos huguenotes franceses. Algumas mensagens de soldados espanhóis foram interceptadas pelos franceses e acabaram nas mãos do rei Henrique IV da França. O rei entregou estas mensagens espanholas para o matemático Viète, na esperança de que ele as decifrasse.

O matemático teve sucesso e guardou segredo. Porém, dois anos depois, os espanhóis descobriram seu feito. O rei Felipe da Espanha, acreditando que uma cifra tão complexa nunca pudesse ser quebrada, sendo informado de que os franceses conheciam seus planos militares, foi se queixar com o Papa alegando que se estava usando magia negra contra o seu país.

Na álgebra, foi Viète que adotou vogais para as incógnitas, consoantes para os números conhecidos, gráficos para resolver equações cúbicas e biquadradas (ou de 4º grau) e trigonometria, para as equações de graus mais elevados. Viète, que também simplifica as relações trigonométricas, pode ser considerado um precursor da geometria analítica.

Foi ele quem, realizando numerosas simplificações na resolução das equações, abriu caminho para os trabalhos de Descartes, Newton, entre outros. Seu livro "Isagoge in artem analyticum" ( Tours, 1591) é a obra mais antiga sobre a álgebra simbólica. Foi acrescentado um primeiro apêndice, "Logistice speciosa", no qual tratou da adição, multiplicação, e mostrou como elevar um binômio até á sexta potência. No segundo apêndice, "Zetetica", explicou a resolução das equações. Em outras obras tratou da teoria das equações e da resolução de várias equações numéricas.

Uma musica para descontrair !!!




Firework Katy Perry
Do you ever feel
Like a plastic bag
Drifting through the wind
Wanting to start again

Do you ever feel
Feel so paper-thin
Like a house of cards
One blow from caving in

Do you ever feel
Already buried deep
Six feet under
Screams but no one seems to hear a thing

Do you know that there's
Still a chance for you
‘Cause there's a spark in you
You just gotta

Ignite the light
And let it shine
Just own the night
Like the Fourth of July
‘Cause baby, you're a firework
Come on show 'em what you're worth
Make ‘em go, "Aah, aah, aah"
As you shoot across the sky
Baby, you're a firework
Come on let your colors burst
Make ‘em go, "Aah, aah, aah"
You're gonna leave them all in awe, awe, awe

You don't have to feel
Like a wasted space
You're original
Cannot be replaced

If you only knew
What the future holds
After a hurricane
Comes a rainbow

Maybe a reason why
All the doors were closed
So you could open one
That leads you to the perfect road

Like a lightning bolt
Your heart will glow
And when it's time you'll know
You just gotta

Ignite the light
And let it shine
Just own the night
Like the Fourth of July
‘Cause baby, you're a firework
Come on show 'em what you're worth
Make ‘em go, "Aah, aah, aah"
As you shoot across the sky
Baby, you're a firework
Come on let your colors burst
Make ‘em go, "Aah, aah, aah"
You're gonna leave them all in awe, awe, awe

Boom, boom, boom
Even brighter than the moon, moon, moon
It's always been inside of you, you, you
And now it's time to let it through
‘Cause baby, you're a firework
Come on show 'em what you're worth
Make ‘em go, "Aah, aah, aah"
As you shoot across the sky
Baby, you're a firework
Come on let your colors burst
Make ‘em go, "Aah, aah, aah"
You're gonna leave them all in awe, awe, awe

Boom, boom, boom
Even brighter than the moon, moon, moon
Boom, boom, boom
Even brighter than the moon, moon, moon
Fogos de artifício Katy Perry Revisar tradução Cancelar Salvar
Você já se sentiu
Como um saco de plástico
Voando com o vento
Querendo começar de novo

Você alguma vez já se sentiu
Se sentiu tão frágil
Como um castelo de cartas
A um simples sopro de desmoronar

Você alguma vez já se sentiu
Como se estivesse enterrado
A sete palmos
Você grita, mas parece que ninguém ouve nada

Você sabe que há
Uma chance para você
Pois você tem um brilho
Você só tem que...

Acender a luz
E deixá-la brilhar
Seja o dono da noite
Como o dia da independência
Pois, baby, você é como fogos de artifício
Venha e mostre do que você é capaz
Deixe todos boquiabertos falando "oh, oh, ooooh"
Enquanto você cruza o céu
Baby, você é como fogos de artifício
Venha e deixe as suas cores explodirem
Deixe todos boquiabertos falando "oh, oh, ooooh"
Você vai deixá-los todos supresos, surpresos, surpresos

Você não precisa se sentir
Como um desperdício de espaço
Você é original
Não pode ser substituído

Se você ao menos soubesse
O que o futuro lhe aguarda
Depois do furacão
Vem o arco-íris

Talvez a razão, por quê
Todas as portas se fecharam
Seja pra você poder abrir uma
Que te leverá ao rumo perfeito

Como um relâmpago
O seu coração reluz
E você saberá quando chegar a hora
Você só tem que

Acender a luz
E deixá-la brilhar
Seja o dono da noite
Como o dia da independência
Pois, baby, você é como fogos de artifício
Venha e mostre do que você é capaz
Deixe todos boquiabertos falando "oh, oh, ooooh"
Enquanto você cruza o céu
Baby, você é como fogos de artifício
Venha e deixe as suas cores explodirem
Deixe todos boquiabertos falando "oh, oh, ooooh"
Você vai deixá-los todos supresos, surpresos, surpresos

Bum, bum, bum
Mais brilhante até que a lua, lua, lua
Esse sempre foi você, você, você por dentro
E agora é hora de deixar isso aparecer
Pois, baby, você é como fogos de artifício
Venha e mostre do que você é capaz
Deixe todos boquiabertos falando "oh, oh, ooooh"
Enquanto você cruza o céu
Baby, você é como fogos de artifício
Venha e deixe as suas cores explodirem
Deixe todos boquiabertos falando "oh, oh, ooooh"
Você vai deixá-los todos supresos, surpresos, surpresos

Bum, bum, bum
Mais brilhante até que a lua, lua, lua
Bum, bum, bum
Mais brilhante até que a lua, lua, lua

http://www.vagalume.com.br/katy-perry/firework-traducao.html#ixzz1Hf9W1ROu

A Matemática hoje em dia

Semana passada comprei um produto que custou R$ 1,58. Dei à balconista R$ 2,00 e peguei na minha bolsa 8 centavos, para
evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.

Tentei explicar que ela tinha que me dar 50 centavos de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la.
Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender.

Por que estou contando isso? Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:

1. Ensino de matemática em 1950:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda .
Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1970:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de
venda ou R$ 80,00.
Qual é o lucro?

3. Ensino de matemática em 1980:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00.
Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1990:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00.
Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00

5. Ensino de matemática em 2000:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00.
O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?
( )SIM ( ) NÃO

6. Ensino de matemática em 2007:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00.
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00

( historia de uma professora de matematica )

N.S.R ´´ Nós Somos Rateiros ``

Em todo colégio tem que ter aqueles que são aparecidos ( risos ) no Joaquim Ricardo Teixeira não é diferente, olha só essa:

Trabalho Feito no Ávalon pelos alunos do 8º Ano

Os filosofos matemáticos:
Os alunos formaram grupos e relataram sobre a vida de filosofos e matemáticos de extrema importancia para matemática, os quais são considerados os patriarcas da matemática, como por exemplo Euclides de Alexandria, está ai algumas fotos de nossos palestrantes do dia. Lembrando que Matemática também é filosofia !!!

Lançamento do Livro Literário ´´ O Dia em que Morri ``




Uma noite especial, aonde foi lançado o livro da Professora e escritora Mônica Amorim, na Livraria Saraiva no Shopping Flamboyant em Goiânia. Em o Dia em que Morri, temos cinco exemplos de vidas - mesmo a que vem após a morte - dedicadas a descobrir seu sentido e, consequentemente, encontrar a felicidade.
No centro a Professora Mônica esbanjando uma alegria imensa, ao seu lado a Professora Carmem Lucia que leciona Artes no Colégio Estadual Joaquim Ricardo Teixeira, ao Seu lado esquerdo Professor Lucas Rodrigues, leciona Matemática no Colégio Ávalon e no Colégio Estadual Joaquim Ricardo Teixeira. Desejamos boa sorte para a Professora e Escritora Mônica Amorim, que nessa nova jornada da vida Deus venha está abençoando. Leiam o livro !!!!

Está ai Gabriel o video que pediu, Assista e reflita !!!





Que possamos aprender a dar valor nas pessoas que estão em nossa volta

Um sistema, uma ilusão !!!


O Sistema de ensino é bem claro quando diz que o colégio tem que mudar sua forma de ensino, de forma que venha sair aquele sistema denominado antigo, porém vejo falhas nessa teoria, aonde o aluno ganhou uma liberdade que se tornou ofensiva para os professores, como profissionais que visam o conhecimento acima de tudo. Mas o que me chama atenção é que no colégio mudaram a forma de ensino, trazendo projetos que envolvem a comunidade, envolve outras culturas, mas não mudaram a forma do vestibular de uma instituição publica, ou seja, é uma tapiação querer que o aluno estude de forma diferente sendo que para engressar em uma Universidade financiada pelo governo o aluno tem que estudar igual antigamente, mas as pessoas estão achando vantegem pelo fato de estarem conseguindo um certificado de Ensino Médio com mais facilidade, minha opinião é bem clara a respeito disso: O aluno tem sim que estudar, tem que ter disciplina, porque o futuro exigirá isso dele, sabemos que somente em uma seleção o melhor passa, e cadê os melhores ? estão lá, em um estudo que proporciona mais lazer do que aprendizagem cientifica. Se estou errado, por que o filho de um deputado está agora em um dos melhores colégios, estudando até mesmo nas madrugadas ? Por que ele quer passar em uma Federal, e por que nós que muitas das vezes estamos em uma escola publica, em vez de ter aula, estamos organizando aulas dinâmicas que na realidade não agrega conhecimento especifico para um vestibular ? estamos sendo enganados, mas no futuro veremos que a porta não é tão larga como parece, vai meu conselho, estudem o tanto que puderem, pois em um concurso eles não serão tolerantes com a ignorância de matérias.

Usando a potênciação para todas as disciplinas !!!

Esse video relata a grandeza da vida através da potênciação. Dia 25/02/2011 foi apresentado esse video nas salas do 7º, 8º e 9º e pude notar, o interesse dos alunos ao verem imagens que representam nossa existência nessa terra, os alunos precisam disso, de aulas praticas, aulas que coloquem a matéria em nosso cotidiano. Está ai o video que fez sucesso com os alunos do Colégio Ávalon.

Um pequeno video para os alunos do Ávalon, como criar um blog ?




Bom como já hávia dito em sala de aula
o primeiro passo será cada um criar o seu email, preferência hotmail, esse email tem que ser da dupla, ou do grupo formado em sala, todos tem que está com a senha, pois o grupo a utilizara no decorrer dos trabalhos, logo após criar o email, entrar no site www.blogger.com.br e criar o blog ... Um bom trabalho a todos !!!

Trabalho sobre Algarismos Romanos do 6º ano do Colégio Ávalon




ALGARISMOS ROMANOS


De todas as civilizações da Antigüidade, a dos romanos foi sem dúvida a mais importante. Seu centro era a cidade de Roma. Desde sua fundação, em 753 a.C., até ser ocupada por povos estrangeiros em 476 d.C., seus habitantes enfrentaram um número incalculável de guerras de todos os tipos.

Inicialmente, para se defenderem dos ataques de povos vizinhos; mais tarde nas campanhas de conquistas de novos territórios. Foi assim que, pouco a pouco, os romanos foram conquistando a península Itálica e o restante da Europa, além de uma parte da Ásia e o norte de África.

Apesar de a maioria da população viver na miséria, em Roma havia luxo e muita riqueza, usufruídas por uma minoria rica e poderosa. Roupas luxuosas, comidas finas e festas grandiosas faziam parte do dia-a-dia da elite romana. Foi nesta Roma de miséria e luxo que se desenvolveu e aperfeiçoou o número concreto, que vinha sendo usado desde a época das cavernas. Como foi que os romanos conseguiram isso?
O sistema de numeração romano

Os romanos foram espertos. Eles não inventaram símbolos novos para representar os números; usaram as próprias letras do alfabeto.

I V X L C D M Como será que eles combinaram estes símbolos para formar o seu sistema de numeração? O sistema de numeração romano baseava-se em sete números-chave: I tinha o valor 1. V valia 5. X representava 10 unidades. L indicava 50 unidades. C valia 100. D valia 500. M valia 1.000.

Quando apareciam vários números iguais juntos, os romanos somavam os seus valores.

II = 1 + 1 = 2 XX = 10 + 10 = 20 XXX = 10 + 10 + 10 = 30

Quando dois números diferentes vinham juntos, e o menor vinha antes do maior, subtraíam os seus valores.

IV = 4 porque 5 - 1 = 4 IX = 9 porque 10 – 1 = 9 XC = 90 porque 100 – 10 = 90

Mas se o número maior vinha antes do menor, eles somavam os seus valores.

VI = 6 porque 5 + 1 = 6 XXV = 25 porque 20 + 5 = 25 XXXVI = 36 porque 30 + 5 + 1 = 36 LX = 60 porque 50 + 10 = 60

Ao lermos o cartaz, ficamos sabendo que o exercíto de Roma fez numa certa época MCDV prisioneiros de guerra. Para ler um número como MCDV, veja os cálculos que os romanos faziam:

Em primeiro lugar buscavam a letra de maior valor. M = 1.000

Como antes de M não tinha nenhuma letra, buscavam a segunda letra de maior valor.

D = 500

Depois tiravam de D o valor da letra que vem antes.

D – C = 500 – 100 = 400

Somavam 400 ao valor de M, porque CD está depois e M.

M + CD = 1.000 + 400 = 1.400

Sobrava apenas o V. Então:

MCDV = 1.400 + 5= 1.405

Os milhares Como você acabou de ver, o número 1.000 era representado pela letra M. Assim, MM correspondiam a 2.000 e MMM a 3.000. E os números maiores que 3.000? Para escrever 4.000 ou números maiores que ele, os romanos usavam um traço horizontal sobre as letras que representavam esses números. Um traço multiplicava o número representado abaixo dele por 1.000.

Dois traços sobre o M davam-lhe o valor de 1 milhão. O sistema de numeração romano foi adotado por muitos povos. Mas ainda era difícil efetuar cálculos com este sistema. Por isso, matemáticos de todo o mundo continuaram a procurar intensamente símbolos mais simples e mais apropriados para representar os números.

E como resultado dessas pesquisas, aconteceu na Índia uma das mais notáveis invenções de toda a história da Matemática: O sistema de numeração decimal.
ALGARISMOS ROMANOS

I - 1
II - 2
III - 3
IV - 4
V - 5
VI - 6
VII - 7
VIII - 8
IX - 9
X - 10


XI - 11
XII - 12
XIII - 13
XIV - 14
XV - 15
XVI - 16
XVII - 17
XVIII - 18
XIX - 19


XX - 20
XXX - 30
XL - 40
L - 50
LX - 60
LXX - 70
LXXX - 80
XC - 90

C - 100
CC - 200
CCC - 300
CD - 400
D - 500
DC - 600
DCC - 700
DCCC - 800
CM - 900

M - 1000
MM - 2000

Exemplos:

Número arábico Número Romano
1900 MCM
1950 MCML
1975 MCMLXXV
2000 MM

Os numerais I, X e C, escritos à direita de numerais maiores, somam-se seus valores aos desses numerais.

Exemplos:
VII = 7 ( 5 + 2 )
LX = 60 ( 50 + 10 )
LXXIII = 73 (50+20+3)
CX = 110 (100+10)
CXXX = 130 (100+30)
MCC = 1.200 (1.000+200)

Os numerais I, X e C, escritos à esquerda de numerais maiores, subtraem-se seus valores aos desses numerais.

Exemplos:
IV = 4 (5-1)
IX = 9 (10-1)
XL = 40 (50-10)
XC = 90 (100-10)
CD = 400 (500-100)
CM = 900 (1.000-100)

Colocando-se um traço horizontal sobre um ou mais numerais, multiplica-se seu valor por 1.000.

Exemplos:
V = 5.000
IX = 9.000
X = 10.000

Tales de Mileto


Conta-se que Tales, considerado o primeiro pensador do Ocidente, era tão distraído que certa vez ao olhar para céu caiu num buraco, sendo, por isso, chamado de lunático.

Conta-se também que Tales era tão sabido que, prevendo pela meteorologia uma colheita abundante, comprou todos os instrumentos usados para processar a azeitona, arrendando-os tempos depois com um grande lucro. Essas duas anedotas referem-se ao mesmo filósofo - Tales de Mileto - e até hoje servem para ilustrar as relações contraditórias entre a filosofia e a vida prática.

Tales nasceu na Ásia Menor, na antiga colônia grega de Mileto. É considerado o filósofo da physis, a substância natural de que tudo é formado. Sua grande contribuição foi a busca de um princípio único para as coisas da natureza.

Embora não existam fragmentos da obra de Tales, seu pensamento pode ser conhecido a partir da "Metafísica", obra do também filósofo grego Aristóteles.

Segundo alguns historiadores, Tales foi comerciante, o que lhe rendeu recursos suficientes para dedicar-se a suas pesquisas. Tales provavelmente viajou para o Egito e a Babilônia, entrando em contato com astrônomos e matemáticos. Depois de aposentado, passou a dedicar-se à matemática, estabelecendo os fundamentos da geometria.

Atribuem-se a Tales diversas descobertas matemáticas. Além de estudar a geometria do círculo e do triângulo isósceles, Tales demonstrou o cálculo da altura de uma pirâmide, baseado no comprimento de sua sombra.
Segundo o historiador Heródoto, Tales previu a ocorrência de um eclipse solar no dia 28 de maio de 585 a.C. Aristóteles chegou a considerar este o momento do nascimento da filosofia.

Interclasse em MARÇO



Já está aberto as inscrições para o interclasse 2011 do Colégio Estadual Joaquim Ricardo Teixeira. O inter será no mês de Março, POR FAVOR ALUNATO, participem, falem com o Professor Lucas ou Maria José.

Uma Professora que ama !!!!




Diva é uma professora, graduada em história, que está aproximadamente 22 anos no Colégio Estadual Joaquim Ricardo Teixeira, tem muita historia para contar. Os alunos não gosta dela, eles amam, e nós que hoje fazemos parte da docência deste colégio aprendemos a amar também, uma pessoa nota 100, que ensina com amor, e se dedica aos alunos de forma diferenciada, como se fosse mãe, GRANDE DIVA !!!!

Um Pouco do Joaquim Ricardo



Alunos em uma aula diferenciada de Artes


Alunos nota 10 do Colegio Estadual Joaquim Ricardo Teixeira em uma aula diferenciada de Matemática

Temas para estudar para Vestibular 2011 ( Matemática )


» Fatoração

» Produtos Notáveis

» Equação do 1º Grau

» Teoria dos Conjuntos

» Equação do 2º Grau - Parte 1

» Equação do 2º Grau - Parte 2

» Equações Irracionais

» Porcentagem

» Geometria Euclidiana

» Potenciação

AIDS avança sobre jovens e escolarizados


ISTO É MUITO PREOCUPANTE! FIQUEM ATENTOS!
Aids avança sobre jovens e escolarizados
No Dia Mundial de Luta Contra a Aids/HIV, o Ministério da Saúde divulgou ontem números que mostram que a doença ainda preocupa a saúde pública, principalmente por atingir cada vez mais pessoas jovens (em especial meninos) e com grau maior de escolaridade.

Estudo com 35 mil rapazes de 17 a 20 anos mostra que a prevalência do vírus HIV nessa população saltou de 0,09% para 0,12% em cinco anos.



O número de novos casos de Aids registrados em 2009 aumentou em relação a 2008.

No ano passado, foram contabilizados 38.538 novos pacientes, ante 37.465 em 2008. A taxa de incidência também subiu. Em 2009, ficou em 20,1 casos por 100 mil habitantes; no ano anterior, era de 19,8.

O total de novos casos registrados em 2009 foi o maior da década. Apesar disso, Greco afirma que a doença encontra-se estabilizada no País.

HIV no Brasil
Hoje, estima-se que 630 mil pessoas vivam com o vírus.
20.832
É o número de casos novos em 2009.
Jovens
De 13 a 19 anos, há mais casos de Aids entre meninas. Desde 1998, são oito casos para cada dez de meninos. Em relação aos rapazes, há grande parcela de gays – 26,8% entre homossexuais e 10,2% entre os bissexuais.
Escolaridade
Em 2009, o maior percentual era o de pessoas que estudaram de oito a 11 anos: 30%. Dez anos antes, era entre os com até três anos de estudo: 29,5%.
Incidência por regiões*
Sul 32,4
Sudeste 20,4
Norte 20,1
Centro-Oeste 18
Nordeste 13,9

* POR 100 MIL HABITANTES
FONTE: BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DO MS REFERENTE A 2009.

Veja aqui os Temas para redação dos Vestibulares 2011

Inclusão digital: um direito de todo brasileiro.
* O trabalho escravo no Brasil: uma realidade intrigante.

Pulseira do sexo.I
Bioética
Problemas na camada de ozônio (Um tema atual que vem trazendo muitos impactos ao planeta e ao nosso DNA)
Imprensa x democracia.
Brasil da copa e Brasil na copa do mundo.
Pré-sal x sustentabilidade.
O paradoxo entre a imagem externa do Brasil e os problemas sociais enfrentados em nível interno.
A pedofilia na Igreja Católica.
As tragédias naturais.
A violência urbana.
O voto: exercício de cidadania.
Fontes limpas de energia. Como?
Ficha limpa.
Craque no Brasil.
Política e responsabilidade social.

Bem Vindo as aulas !!!!


Dia 01 de Fevereiro começam as aulas, apesar do estado ter iniciado dia 24 de Janeiro, mas a verdade é, as aulas começa agora em Fevereiro, professores iniciam seus planejamentos, aplicações de projetos, não adiantou nada A Secretaria ter antecipado as aulas, mas estou aqui para desejar uma boa vinda aos nossos alunos, seja eles de rede publica ou particular, que esse ano possam ter metas, e que possam alcança-las,e que os professores não possam aprovar e sim promover nossos alunos a mais uma fase de suas vidas, eis ai algumas dicas que retirei de um livro:
# Método é fundamental. Mais vale estudar pouco e bem do que muito e mal.
# Estuda não só pelas notas, mas pelo desafio de saber sempre mais.
# Organiza um horário de trabalho e cumpre-o, como se estivesses a trabalhar numa empresa.
# Se encontrares uma dificuldade, não desanimes. Avança para a matéria seguinte e mais tarde volta ao principio. Por vezes, o que se segue explica melhor aquilo que ficou para trás.
# Aprende a fazer esquemas, desenhos, esboços e resumos do assunto.
# Divide bem o tempo entre o estudo e as diversões. Para ser bom aluno, não é preciso renunciar às outras coisas da vida.
# Consulta um dicionário sempre que encontrares palavras que não conheces.
# Não saibas apenas as coisas de cor. Tenta relacionar o que aprendes de novo com o que já aprendeste anteriormente.
# Tenta ter a matéria em dia.
# Sempre que puderes, lê um livro.

Adaptado do livro "Motivar os alunos", de Mª José Balancho e Filomena Manso Coelho, Texto Editora.

Boas Aulas !!!!!!!!!!!!!!!!!

Razão



Depois de colocar tantas coisas sobre o Cristianismo, vai ficar estranho postar algo sobre matemática, mas são duas coisas que são transversais em minha vida. Quero falar um pouco sobre razão, algo de facil compreensão se convivemos com tal teoria, e creio que todos vivemos, desde a infância aprendi que 2 sobre cinco, quer dizer que 2 está sendo dividido por cinco, agora depois de velho descobrir uma maneira mais facil e logica para isso, em vez de 2 sobre 5, posso falar 2 está para cinco, vamos pensar: Se tenho 2 lapís e 4 pessoas, logo não tenho 2 sobre 5, mas sim 2 para 5, tenho que fazer uma divisão de 2 lápis para 5 pessoas, o quociente dessa divisão eu chamo de razão. Algo facil né ? muitos professores complica tudo, talvez seja até mesmo os livros didáticos, fazendo assim podemos usar em escalas, velocidade média, densidade de um corpo e assim por diante, mas nunca podemos esquecer que o quociente obtido de uma divisão é a razão !! !

O Verdadeiro Cristão


Vemos hoje várias denominações, igrejas surgirem no decorrer dos dias, hoje me deparo até com uma igreja para homossexuais, na frente disso tudo, tenho aquela grande pergunta, para onde ir ? mas ai que está a solução, o verdadeiro Cristão sempre corre para o lado correto, isto é a Biblia, nela está contida todas as informações necessarias para formar verdadeiros Cristãos e também identificar. Em uma de minhas leituras diárias, a qual estava em Éfesios, aonde o Apostolo Paulo ali escreve mais de uma de suas cartas, no inicio pude notar que todo Cristão tem que ter como base a Cristo, sem Ele não existe comunhão com Deus, sem Ele nada pode ser feito, mas agora algo interessante que me chama mais atenção está logo a frente no Capitulo 1 versiculo 13, aonde Paulo fala que como penhor da volta de Cristo temo o Espirito Santo, ou seja, todo cristão que não tem o Espirito Santo, logo é falso. Mas será que todas as igrejas que dizem ter o Espirito Santo realmente tem ? é algo a parar e pensar, entrei em várias igrejas aonde pessoas caiam no chão dizendo ser o poder de Deus, também em centro pessoas caem ao chão dizendo ser os demônios, temos que parar e pensar, lembrar das palavras que fora dito pelo o Apostolo Joao, na sua primeira carta no Cap. 2 Ver. 6, que diz assim: ´´ Aquele que diz que está nEle, também deve andar como ele andou``, nunca ouvi e nem li que Jesus andava caindo pelos cantos falando que era o poder de Deus, já li que Jesus chorou por amor de seu amigo, já li que Jesus lamentou sobre Jerusalém, ja li muito sobre esse ilustre homem, mas não vi Jesus falar em linguas ´´ estranhas ``, que nem os anjos entende. Entrar nesse assunto é algo milindroso, porém tem que ser tratado, pois a igreja está trilhando um caminho de mentira, aonde o grande autor tem sido satanás, o verdadeiro cristão, anda como Jesus andou, e tem o selo do Espirito Santo, tem sim o poder de Deus, poder esse que nos faz suportar a fome, a miséria, e tudo quanto ha de ruim nesse mundo, pois o mundo nada pode nos proporcionar, que isso fique bem claro, pois o próprio Jesus disse ´´ Vim trazer paz, não a paz do mundo`` o mundo não tem paz, e tudo que há no mundo aborrece a Deus, até nós que somos muitas vezes ouvintes apaixonados desses cantores evangelicos, que na realidade faz do dom de Deus um comércio, o qual segundo o apóstolo Paulo é gratuito, há cantores que gosto, porém não contrariando a palavra de Deus prefiro nem vê-los, prefiro a Biblia do que o pastor, prefiro Jesus do que o homem, prefiro o céu do que a Terra ... Tenho muito a falar sobre o verdadeiro Cristão, mas creio que aqui não é o lugar, não posso ´´dar o que é santo aos porcos``.