Semana passada comprei um produto que custou R$ 1,58. Dei à balconista R$ 2,00 e peguei na minha bolsa 8 centavos, para 
evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer. 
Tentei explicar que ela tinha que me dar 50 centavos de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. 
Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender. 
Por que estou contando isso? Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim: 
1. Ensino de matemática em 1950: 
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. 
O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda . 
Qual é o lucro? 
2. Ensino de matemática em 1970: 
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. 
O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de 
venda ou R$ 80,00. 
Qual é o lucro? 
3. Ensino de matemática em 1980: 
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. 
O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. 
Qual é o lucro? 
4. Ensino de matemática em 1990: 
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. 
O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. 
Escolha a resposta certa, que indica o lucro: 
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00 
5. Ensino de matemática em 2000: 
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. 
O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. 
O lucro é de R$ 20,00. 
Está certo? 
( )SIM ( ) NÃO 
6. Ensino de matemática em 2007: 
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$100,00. 
O custo de produção é R$ 80,00. 
Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00. 
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00 
( historia de uma professora de matematica )


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